Os primeiros meses em uma nova empresa são aqueles em que, normalmente, sentimo-nos mais pressionados a provar o nosso talento e nossa capacidade. E uma pergunta é inevitável: como construir bons relacionamentos em um novo emprego?

Querer entregar metas de forma rápida ou impressionar o gestor de alguma maneira é mais do que normal. Mas, ao mesmo tempo, é essencial estabelecer uma boa relação com seus novos colegas de equipe. Afinal, um bom ambiente de trabalho conduz para uma maior sinergia dentro do time e traz mais produtividade e realização para o cotidiano de todos.

Gestão e RH: veja como aumentar o engajamento do colaborador

Abaixo, apresentamos 5 pontos que podem te ajudar a construir bons relacionamentos e a estabelecer conexões que favoreçam a sua carreira. Confira:

1. Seja proativo e ajude quando puder sem a necessidade de te pedirem

Ser a pessoa nova no time significa que você será avaliado por sua capacidade de aumentar a produtividade da equipe e em como você poderá ajudar em projetos pontuais e nas metas em geral.

Quando possível, ofereça ajuda e dê opiniões baseadas na sua experiência e conhecimentos que possam contribuir de forma positiva no andamento dos projetos ativos de seus colegas. Porém, sempre analise antes se o seu auxílio é bem-vindo e se você realmente tem conhecimento para oferecer algum suporte em determinada tarefa ou área. Não faça isso se não se sentir confortável o bastante.

2. De gestores a estagiários, é necessário um bom relacionamento

Existe uma tendência em focarmos toda nossa atenção em impressionar os funcionários hierarquicamente mais altos. Porém, é preciso lembrar que uma empresa é composta de diferentes setores com diversos cargos e níveis e, para realmente ter um sucesso duradouro dentro dessa estrutura, é importante ter uma boa relação com todos os colaboradores, independentemente de sua posição no organograma.

3. Cumpra suas metas dentro do prazo

Não há nada pior do que alguém que não consegue entregar seus deveres dentro do prazo. Não existe maneira mais rápida de estragar a sua reputação dentro do ambiente corporativo do que não cooperar quando alguém pede uma ajuda ou, constantemente, não conseguir realizar as suas tarefas dentro do prazo estabelecido.

Se achar que não conseguirá cumprir com os seus objetivos, é importante ser honesto com seus colegas e gestores. É melhor ser aberto e avisar com antecedência do que, simplesmente, não entregar sem explicação. Com essa informação, é possível que seu time possa te ajudar de alguma forma para que as metas não sejam prejudicadas.

4. Esteja presente em reuniões

Bons relacionamentos profissionais são baseados em respeito e admiração. Não há melhor maneira de conquistar o respeito de seus colegas do que provando que você é um membro importante para a equipe. E qual lugar é melhor para mostrar isso do que nas reuniões? Vá preparado, dê sua opinião e seja proativo.

5. Atitude positiva e evitar intrigas

Um dos pontos fundamentais na construção de relações saudáveis é ter uma atitude positiva, em especial com aqueles que acabam entrar na companhia. É comum que haja especulações sobre a vida pessoal de todos dentro do ambiente corporativo, mas procure se afastar desses tipos de comentários. Esta atitude pode evitar situações embaraçosas e que você desperdice seu tempo e energia em debates que não irão trazer valor algum.

 

Além de tudo o que foi exemplificado, o que irá determinar o seu desempenho no relacionamento com o time é honestidade, diligência e uma atitude profissional positiva. Respeitando e apoiando seus colegas, mostrar o seu valor e oferecer ajuda resultará em bons relacionamentos e em um caminho profissional mais sólido dentro da empresa e na sua carreira como um todo.

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