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Em 2021, havia uma demanda de contratações represada por conta da pandemia, o que fez ser um ano histórico de novas posições para o setor. No ano de 2022, os profissionais foram ocupando essas cadeiras e as empresas se mantiveram mais moderadas diante de um cenário de mais incertezas políticas e econômicas tanto no Brasil quanto no mundo. Apesar disso, 2022 também foi marcado pela Copa do Mundo, um evento que aquece a área de vendas de vários segmentos de bens de consumo, como alimentos, bebidas e eletrônicos. Para 2023, as perspectivas são favoráveis para novas contratações.
Uma tendência importante é a volta dos profissionais com perfil mais generalista. Nos últimos anos, houve um movimento de especialização do profissional de vendas por canal, tipo de cliente, etc. Agora, as equipes estão buscando aquele profissional coringa, que tem conhecimento diversificado, capaz de transitar por todos os canais (varejo, autosserviço, atacado, conveniência, e-commerce, loja física e digitais), que tem visão do todo com profundidade. Generalistas ou especialistas, os profissionais de vendas precisam cada vez mais de habilidades financeiras, analíticas e estratégicas apuradas para manter o crescimento sustentável olhando para eficiência e rentabilidade.
Outro movimento importante acontecendo na área de vendas é a constituição de estruturas de inside sales com líderes e equipes para cuidar da jornada do lead no funil de vendas, entregando uma oportunidade mapeada para ser conduzida nas áreas de negócio. Dentro das melhores práticas de ESG, as áreas de vendas têm olhado para uma atuação com cada vez menos impacto no ambiente (E), com mais equidade de gênero e políticas de promoção de mulheres para a alta liderança (S) e especial atenção com processos e valores éticos em compras, pagamentos de comissão, etc., em todas as relações comerciais (G).
Os cargos mais procurados em 2023 serão: Sales Finance, Gerente administrativo de vendas, Gerente de Inteligência Comercial, Gerente de Go To Market (GTM), Gerente de Route to Market (RTM) e Trade marketing.
Os setores com mais potencial de contratação são Bens de consumo, Agro, Energia e Indústria química.
O profissional de vendas é cada vez menos envolvido na pura execução e cada vez mais na inteligência e estratégia. Além disso, a atuação financeira dentro da área de vendas é uma realidade. São posições que olham para margem, ebitda, P&L etc., que acompanham para onde o mercado está indo e em quais canais investir, atuando de forma parceira nas negociações na ponta.
Mario Penna, Gerente Executivo da Michael PagePage e Page Personnel
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