Encontre os melhores profissionais do mercado para a sua empresa.
Comece sua procura por uma oportunidade hoje e potencialize sua carreira.
No PageGroup, transformamos vidas em mais de 37 países.
Fale com nossos especialistas para encontrar a solução perfeita para o seu negócio.
O termo "Finanças 5.0" é associado à transformação digital do setor financeiro, que se concentra no uso de tecnologias avançadas para aumentar a eficiência operacional e oferecer novos produtos e serviços financeiros. A adoção de tecnologias servirá cada vez mais para automatizar processos financeiros, analisar dados em grande escala para tomar decisões informadas e personalizar a experiência do cliente.
Áreas mais transacionais dentro de finanças, como contabilidade e fiscal, passarão por essa forte automação, fazendo com que as atividades operacionais sejam realizadas pela tecnologia
Lucas Papa, Gerente Executivo da Michael Page
São exemplos de transformação digital no setor financeiro:
Há muitas inovações em andamento e a tendência é que cada vez mais serviços financeiros sejam oferecidos de forma digital, personalizada e mediada pela tecnologia. Neste contexto, os líderes das empresas têm um papel fundamental na definição da visão estratégica e metas de progresso, na promoção de uma cultura de inovação que incentive seus funcionários a experimentarem novas ideias e soluções em um ambiente seguro para aprendizagem, no incentivo à colaboração entre times e equipes multidisciplinares, além da máxima prioridade em segurança da informação.
O modelo de trabalho em squads também está sendo emprestado de tecnologia para finanças, pois uma nova solução necessita da participação de profissionais de várias áreas para ser desenvolvida e implantada
Os profissionais de finanças devem estar preparados para adaptar-se às novas tecnologias e aos novos modelos de negócios que estão surgindo no setor. “Será esperado que os profissionais atuem de maneira mais próxima da área de tecnologia, incorporando conhecimentos de sistemas, automação e linguagens de programação. O perfil sênior terá que saber como conduzir essa transformação digital e interpretar o que o sistema está fazendo”, explica Papa. Então, faz-se necessário ter conhecimentos em áreas como análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança e programação.
Além das habilidades técnicas, será esperado que o profissional de finanças 5.0 tenha foco no cliente, pensamento criativo para encontrar soluções simples para problemas complexos, além de trabalho em equipe com interface com profissionais de tecnologia em um mesmo projeto.
Para estruturar equipes que acompanhem as transformações digitais no setor financeiro, as empresas terão dois caminhos:
Leia também: Os 5 Desafios de Contratação do Mercado Financeiro
“A Me Poupe! passa por uma reestruturação que demandará reorganização de equipe e investimentos. Esse movimento exige outras formações e habilidades técnicas do time, o que levou a difícil decisão de realizar os desligamentos mencionados. O foco agora é escalar soluções usando tecnologia e inovação”, disse Nathalia Arcuri, CEO da Me Poupe! à imprensa e em suas redes sociais. A empresa está deixando de comercializar cursos de educação financeira para investir em inteligência artificial, web3, chatgpt, entre outros recursos tecnológicos para o lançamento de um serviço financeiro via aplicativo.
compartilhe nas redes sociais
Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.
Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.
Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.
Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.
A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.