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A busca pela excelência nas organizações envolve diversos fatores e um dos mais cruciais é a composição da equipe. Ter o time adequado para enfrentar os desafios da área é essencial para garantir resultados positivos e alcançar os objetivos da empresa. A senioridade dos colaboradores é fundamental nesse cenário, influenciando diretamente em sua capacidade produtiva e estratégica.
No contexto corporativo, senioridade refere-se à experiência, conhecimento técnico, habilidades e capacidade de liderança de cada membro da equipe. Em um espectro amplo, existem diferentes níveis de senioridade, variando desde os níveis mais juniores até os mais sêniores.
Ter um time equilibrado em relação aos diferentes níveis de senioridade é fundamental para a sinergia entre os membros e para atender às necessidades variadas da empresa. Compreender a senioridade do time é o primeiro passo para impulsionar a excelência e garantir uma vantagem competitiva no mercado em constante transformação.
Uma maneira de saber se a senioridade corresponde aos desafios da área é avaliando quanto de autonomia o gestor dá ao time e como ele responde, quanto o time consegue ser proativos dentro do que está sendo entregue, como percebe e corrige erros sem a influência da gestão, comenta Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup no Brasil.
Além dessa observação no dia a dia, as empresas podem adotar uma abordagem baseada em dados por meio de ferramentas e processos que já fazem parte da rotina de recursos humanos.
Ao combinar essas abordagens, você obterá uma visão mais completa da senioridade do time, identificando seus pontos fortes, áreas de desenvolvimento e possíveis desequilíbrios. Uma análise interna permitirá tomar decisões informadas sobre aprimoramentos necessários, seja por meio de capacitação interna, redistribuição de responsabilidades ou até mesmo pela contratação de novos profissionais do mercado, se for considerada a melhor solução para o crescimento da equipe e o enfrentamento dos desafios da empresa.
Identificar desequilíbrios na senioridade da equipe é um passo fundamental para o aprimoramento. Alguns sinais de desajuste no time podem ser:
Uma vez identificados os desequilíbrios, algumas ações internas podem ser adotadas para melhorar a senioridade da equipe:
Em alguns casos, a contratação de profissionais do mercado pode ser a única solução viável para aprimorar a senioridade do time.
A primeira coisa a pensar é quanto tempo o gestor tem para colocar o time nos eixos. Quando há tempo, a melhor estratégia é desenvolver as pessoas. Se o ajuste precisa ser imediato, a saída é contratar alguém do mercado que esteja pronto, explica Ricardo Basaglia.
Uma vez decidida que a contratação é a solução, o gestor e o RH devem atentar para alguns pontos importantes nesse processo:
Garantir a adequação da senioridade do time aos desafios da área é um desafio contínuo para qualquer empresa. Avaliar a senioridade da equipe, identificar desequilíbrios e adotar medidas de aprimoramento são passos essenciais para toda empresa. A contratação de profissionais do mercado, quando bem planejada e executada, pode ser uma solução eficaz para alcançar uma equipe equilibrada, capaz de enfrentar os desafios com sucesso e impulsionar os resultados da empresa.
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