Encontre os melhores profissionais do mercado para a sua empresa.
Comece sua procura por uma oportunidade hoje e potencialize sua carreira.
No PageGroup, transformamos vidas em mais de 37 países.
Fale com nossos especialistas para encontrar a solução perfeita para o seu negócio.
A pandemia do covid-19 colocou em pauta a saúde e o bem-estar dos colaboradores como nunca antes se tratou no mercado de trabalho, reverberando nas políticas de Recursos Humanos até hoje. Uma força de trabalho saudável mentalmente é mais resiliente, engajada e produtiva. À medida que as organizações reconhecem a importância de manter uma força de trabalho saudável e feliz, abre-se o debate sobre o papel delas na promoção da saúde física, mental e emocional dos colaboradores, assim como de ações afirmativas de bem-estar no trabalho e medidas para lidar com os impactos de doenças como estresse e burnout.
Antes da pandemia, tínhamos um movimento chamado de workismo, uma celebração do trabalho exacerbado dos workaholics, que era visto de maneira positiva. Depois da pandemia, isso foi colocado em xeque, levando ao sentimento generalizado de que o trabalho deixou de ser uma realização pessoal e passou a ser encarado unicamente como atividade transacional feita por obrigação. Essa desmotivação acaba afetando a saúde mental e emocional dos profissionais. Diante disso, o RH precisa agir deste outro lado do pêndulo. Resgatar elementos de propósito em uma configuração saudável do trabalho pode melhorar a satisfação dos colaboradores e, consequentemente, sua produtividade, explica Flavio Barros, Gerente Sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão da Michael Page.
O estresse agudo é uma resposta temporária do organismo a uma situação desafiadora ou ameaçadora, enquanto o estresse crônico é caracterizado pela exposição contínua a estressores ou pressões ambientais que persiste por um período significativo de tempo, muitas vezes semanas, meses ou até anos. À medida que o estresse persiste ao longo do tempo, o corpo pode ter dificuldade em se recuperar completamente, levando a uma série de consequências negativas para a saúde física, emocional e mental.
Os sintomas do estresse crônico podem incluir:
Já o burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental resultante do estresse prolongado ou crônico no ambiente de trabalho. É uma condição que afeta significativamente a saúde mental e o bem-estar geral de uma pessoa.
Os sintomas típicos de burnout podem incluir:
Embora estejam relacionados e compartilhem algumas características, o estresse e o burnout são duas condições distintas marcadas por particularidades.
A responsabilidade pela saúde e bem-estar é compartilhada entre o colaborador e a empresa.
No fim das contas, em um ambiente de trabalho não saudável, ambos pagam o preço. O colaborador com sua saúde e carreira, e a empresa sem resultados, enfrentando problemas no recrutamento, tendo dificuldade de atrair bons profissionais, menos candidatos qualificados, reputação negativa no mercado de trabalho, alta rotatividade de funcionários e danos à marca.
Ao trabalharem juntos, colaboradores e empresas podem criar um ambiente de trabalho mais saudável onde o bem-estar é valorizado e apoiado. Reconhecer e respeitar a responsabilidade compartilhada pela saúde, tanto física quanto mental e emocional, é fundamental para promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Buscando o profissional ideal?
Recrute conosco
compartilhe nas redes sociais
Conheça nossas áreas de especialização e os benefícios de trabalhar conosco.
Tendências salariais, benefícios, cenário econômico e muito mais.
Soluções especializadas de tecnologia
Tudo o que você precisa saber para obter mais inscrições para suas vagas de emprego
Recomendações de nossos consultores para atrair, desenvolver e reter talentos.