Encontre os melhores profissionais do mercado para a sua empresa.
Comece sua procura por uma oportunidade hoje e potencialize sua carreira.
No PageGroup, transformamos vidas em mais de 37 países.
Fale com nossos especialistas para encontrar a solução perfeita para o seu negócio.
A partir do avanço tecnológico que impacta ferozmente o atual cenário do mercado de trabalho, nós, do PageGroup, analisamos os requisitos das vagas e as habilidades dos profissionais de cinco grandes setores brasileiros. A seguir, você verá em detalhe 5 setores que estão mudando os requisitos de suas vagas e buscando novas habilidades nos candidatos.
Esta análise destaca muitas semelhanças nos padrões das competências mais requisitadas, embora, dependendo do setor, haja algumas diferenças determinantes para o sucesso da máquina dedicada a cada célula.
Por exemplo, embora as habilidades sociais e emocionais estejam em demanda crescente em todos os setores, a necessidade de competências cognitivas básicas tende a diminuir nos setores bancário e industrial, a estabilizar nas áreas de saúde e a recuar ligeiramente no varejo.
Os serviços financeiros têm estado na vanguarda da digitalização. O setor bancário e de seguros, provavelmente, terá uma mudança significativa na demanda por habilidades até 2030, principalmente por ter uma série de usos potenciais para a inteligência artificial (IA), especialmente na prevenção de risco, na personalização de serviços e na comercialização de produtos aos clientes.
O número de trabalhadores, como caixas, contadores e funcionários de corretagem, diminuirá à medida que a automação for adotada. A necessidade de uma força de trabalho que use apenas habilidades cognitivas básicas, como entrada e processamento de dados, alfabetização básica e numeração básica, provavelmente diminuirá bastante.
Enquanto isso, a demanda por especialistas em tecnologia e outros profissionais crescerá, assim como o número de ocupações que exigem interação com o cliente e gerenciamento. Este aumento impulsionará um forte crescimento na demanda por habilidades sociais e emocionais.
A automação e a inteligência artificial estão permitindo que as empresas exploradoras de minérios e fontes de energia aproveitem novas reservas, além de aumentar a eficiência da extração e da produção.
O trabalho manual previsível e as tarefas administrativas que envolvem a manipulação de dados, como a leitura de medidores, estarão suscetíveis a serem deslocados, enquanto a demanda por empregos tecnológicos será flutuante.
Espera-se que a demanda por habilidades físicas e manuais, juntamente com as habilidades cognitivas básicas, diminua, enquanto a demanda por habilidades cognitivas, sociais, emocionais e tecnológicas mais altas cresça verticalmente.
As novas tecnologias da quarta revolução industrial vão mudar a interação entre pacientes e profissionais de saúde. A demanda por provedores de cuidados, como enfermeiros e fisioterapeutas, continuará a crescer, enquanto a demanda por pessoal de apoio ao escritório sofrerá quedas devido à automação de tarefas relacionadas à manutenção de registros e administração.
A demanda por habilidades avançadas de TI, digitais básicas, de empreendedorismo e adaptabilidade terá maior crescimento acumulativo. No entanto, a demanda por habilidades como inspeção de equipamentos e monitoramento de sinais vitais de pacientes irá estagnar, apesar do crescimento geral na área da saúde, à medida que as máquinas assumam tarefas mais rotineiras.
A saúde é o único setor em nossa análise em que a necessidade de habilidades físicas e manuais aumentará nos anos que antecedem 2030. Essa variação reflete as habilidades motoras mais brutas e a força necessária para ocupações como cuidadores de idosos e fisioterapeutas.
A próxima fase da automação e a aplicação da inteligência artificial na manufatura interromperá a contratação para funções de produção nas fábricas por meio de melhores análises e maior colaboração homem-máquina. Isso também terá impacto no desenvolvimento de produtos e no marketing de vendas.
A necessidade geral por habilidades físicas e manuais no setor está diminuindo mais do que o dobro em relação aos outros setores. Em relação às cognitivas básicas também está diminuindo, à medida que as funções de suporte ao escritório são automatizadas.
O número de profissionais, como representantes de vendas, engenheiros, gerentes e executivos, deve crescer. Isso levará ao crescimento da necessidade de habilidades sociais e emocionais, especialmente comunicação avançada e negociação, liderança, gerenciamento e adaptabilidade.
Em relação à tecnologia, tanto habilidades avançadas de TI quanto habilidades digitais básicas, aumentarão à medida que mais profissionais de tecnologia forem necessários. A demanda por habilidades cognitivas mais altas crescerá, impulsionada pela necessidade de maior criatividade e processamento de informações complexas.
A automação inteligente e a IA continuarão a remodelar a receita e as margens dos varejistas, pois as máquinas de auto verificação substituem os caixas, os robôs reabastecem as prateleiras, o aprendizado de máquina (algoritmos) melhora a previsão da demanda do cliente e os sensores ajudam no gerenciamento de estoque.
A participação de trabalhos manuais como dirigir, empacotar e armazenar em estoque, diminuirá substancialmente. Os trabalhos remanescentes vão, provavelmente, concentrar-se no serviço ao cliente, gerenciamento e implantação e manutenção de tecnologia.
A demanda por todas as habilidades físicas e manuais e pela entrada e processamento de dados básicos diminuirá, enquanto o crescimento será forte na demanda por habilidades interpessoais, criatividade e empatia. Habilidades avançadas em TI e programação juntamente com habilidades complexas de processamento de informações também terão um aumento na demanda.