10 essential tips

Chega um momento na carreira de muitos profissionais quando a fonte mais provável de opções alternativas de carreira é via um headhunter. Assim, se sua próxima função está nas mãos de uma empresa de pesquisa, o que você precisa fazer para capturar a atenção deles? David Angel, diretor regional da Page Executive, compartilha seus conselhos.

1. Aumente a sua visibilidade

Uma das maneiras mais eficazes de ser reconhecido e identificado como um talento é participar ativamente no diálogo dentro de seu setor / indústria. Palestrar em eventos da indústria ou conferências, ter artigos publicados ou ser citado em artigos relevantes aumentará a sua visibilidade.

2. Seja reconhecido por seu sucesso

Pode parecer óbvio, mas quanto mais bem sucedido você é, o mais provável é que você seja abordado por uma empresa de pesquisa. As pessoas que se destacam (no bom sentido!) são mais fáceis de encontrar. Infelizmente, ver-se como bem-sucedido não é o bastante. O que importa é o que as outras pessoas pensam de você. Os seus colegas, seus ex-colegas, seus concorrentes. Existem pessoas suficientes lá fora, que irão recomendar você e sugerir seu nome, caso a opinião deles seja requisitada?

3. Seja reconhecido como especialista

Embora o ajuste cultural entre um indivíduo e um potencial empregador será um elemento crucial da decisão de recrutamento, a maioria dos consultores estarão procurando as pessoas com habilidades e experiência específicas. Se você é reconhecido como sendo um expert ou especialista, você tem uma chance maior de ser identificado.

4. Realize networking consistentemente:

Muitas pessoas falam sobre networking, poucas fazem algo sobre isso. Networking eficaz entre o seu grupo de colegas e em toda sua indústria é uma poderosa forma de aumentar suas chances de ser notado. Faça um esforço para manter contato com colegas talentosos e bem relacionados e buscar outras pessoas que você sabe que são importantes dentro do seu mercado.

5. Invista em sua rede para o longo prazo

As pessoas de maior sucesso que fazem networking em suas relações profissionais de forma consistente ao longo do tempo. Este tipo de comportamento é muito mais genuíno e mais propenso a recompensá-lo do que o networking 'entusiasmado' que muitas vezes as pessoas acabam tentando quando precisam de um emprego.

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6. Faça networking social

LinkedIn, outros sites de networking social e motores de busca mudaram alguns elementos do processo de busca de executivos. Embora a abordagem tradicional de "livro negro" continue válida, a maioria dos pesquisadores também vão usar uma infinidade de ferramentas on-line como parte de seu processo de construção "longo". Como resultado, é aconselhável construir-se um perfil de mídia social convincente. Certifique-se também, que qualquer um de seus artigos, comentários da indústria e / ou Relações Públicas estejam visíveis online. Muita exposição não é aconselhável, mas um pouco de presença on-line vai levar mais especialistas de headhunting encontrando você com mais freqüência.

7. Headhunting VS. Recrutamento de executivos  

Consultores de recrutamento de executivos, as pessoas que o ajudaram no início de sua carreira, tendem a trabalhar em um volume relativamente alto de funções e contam com uma base de dados de candidatos, publicidade e networking para 'preencher as vagas de trabalho'. Este tipo de recrutador é mais fácil de entrar em contato e se envolver, pois eles podem estar tentando construir um grande e variado conjunto de talentos e eles irão ficar felizes com você em seu banco de dados até que tenham algo adequado para apresentar a você.

8. Não nos ligue, nós ligamos para você

Campanhas de headhunting verdadeiras têm a intenção de encontrar o melhor talento possível para uma função específica e, então, persuadir as pessoas mais adequadas para considerar a função. Esteja ou não um indivíduo se esforçando para mudar de emprego é normalmente irrelevante! A norma é que o consultor / pesquisador ligue para você e isso parcialmente se explica o porque você não pode achar fácil entrar em contato com eles. A maioria dos profissionais de headhunting são especialistas, então se você é altamente relevante para sua experiência, eles são susceptíveis de estarem felizes em falar com você e ou conhecê-lo. Se você não tem relevância direta para eles e/ou eles não estão lidando com um mandato adequado, você pode pensar que eles explicam educadamente que eles vão fazer um esforço para conhecê-lo.

9. Use uma empresa de pesquisa para seu próprio recrutamento 

Uma das maneiras mais fáceis de desenvolver um relacionamento com uma empresa de headhunting é usá-los para recrutar para você. As fortes relações profissionais são muitas vezes aquelas que são verdadeiramente benéficas para ambas as partes. Se você descobriu uma empresa de pesquisa relevante para o seu próprio desenvolvimento de carreira, entre em contato com eles quando estiver contratando. Neste momento, eles aceitarão sua chamada! Se você for conhecido nessa empresa, eles podem muito bem contatá-lo novamente em uma pesquisa futura. Conflitos de interesse e protocolos "fora de limites" são levados muito a sério por empresas de headhunting e isso limita um pouco da eficácia desta abordagem. No entanto, se você estiver interessado em investir em relacionamentos de longo prazo, esta abordagem é muitas vezes bem sucedida.

10. Você é um cliente ou um candidato?

Para a maioria das pessoas, a resposta a esta pergunta é ambos, mas nem sempre ao mesmo tempo. Consultores de headhunting frequentemente acabam colocando as pessoas que conheceram como clientes e também trabalham para clientes que conheceram primeiramente como candidatos. Vale lembrar que um recrutador talentoso pode muito bem ser capaz de ajudar a sua carreira, bem como ajudá-lo a encontrar talentos para a sua organização. Se, no passado, você tinha decidido não aceitar uma ligação de um recrutador quando ele estava à procura de negócios, eles podem não atender a sua ligação quando você está à procura de um emprego! O mesmo é verdade no sentido inverso, é claro, então o melhor conselho para todos nós é ocupar um tempo nos comunicando uns com os outros. Use uma abordagem de longo prazo para a construção de relacionamentos fortes e mutuamente benéficos com colegas e recrutadores. Tente ficar visível e garanta que suas principais habilidades e realizações estejam em domínio público.


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