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Chega um momento na carreira de muitos profissionais quando a fonte mais provável de opções alternativas de carreira é via um headhunter. Assim, se sua próxima função está nas mãos de uma empresa de pesquisa, o que você precisa fazer para capturar a atenção deles? David Angel, diretor regional da Page Executive, compartilha seus conselhos.
Uma das maneiras mais eficazes de ser reconhecido e identificado como um talento é participar ativamente no diálogo dentro de seu setor / indústria. Palestrar em eventos da indústria ou conferências, ter artigos publicados ou ser citado em artigos relevantes aumentará a sua visibilidade.
Pode parecer óbvio, mas quanto mais bem sucedido você é, o mais provável é que você seja abordado por uma empresa de pesquisa. As pessoas que se destacam (no bom sentido!) são mais fáceis de encontrar. Infelizmente, ver-se como bem-sucedido não é o bastante. O que importa é o que as outras pessoas pensam de você. Os seus colegas, seus ex-colegas, seus concorrentes. Existem pessoas suficientes lá fora, que irão recomendar você e sugerir seu nome, caso a opinião deles seja requisitada?
Embora o ajuste cultural entre um indivíduo e um potencial empregador será um elemento crucial da decisão de recrutamento, a maioria dos consultores estarão procurando as pessoas com habilidades e experiência específicas. Se você é reconhecido como sendo um expert ou especialista, você tem uma chance maior de ser identificado.
Muitas pessoas falam sobre networking, poucas fazem algo sobre isso. Networking eficaz entre o seu grupo de colegas e em toda sua indústria é uma poderosa forma de aumentar suas chances de ser notado. Faça um esforço para manter contato com colegas talentosos e bem relacionados e buscar outras pessoas que você sabe que são importantes dentro do seu mercado.
As pessoas de maior sucesso que fazem networking em suas relações profissionais de forma consistente ao longo do tempo. Este tipo de comportamento é muito mais genuíno e mais propenso a recompensá-lo do que o networking 'entusiasmado' que muitas vezes as pessoas acabam tentando quando precisam de um emprego.
LinkedIn, outros sites de networking social e motores de busca mudaram alguns elementos do processo de busca de executivos. Embora a abordagem tradicional de "livro negro" continue válida, a maioria dos pesquisadores também vão usar uma infinidade de ferramentas on-line como parte de seu processo de construção "longo". Como resultado, é aconselhável construir-se um perfil de mídia social convincente. Certifique-se também, que qualquer um de seus artigos, comentários da indústria e / ou Relações Públicas estejam visíveis online. Muita exposição não é aconselhável, mas um pouco de presença on-line vai levar mais especialistas de headhunting encontrando você com mais freqüência.
Consultores de recrutamento de executivos, as pessoas que o ajudaram no início de sua carreira, tendem a trabalhar em um volume relativamente alto de funções e contam com uma base de dados de candidatos, publicidade e networking para 'preencher as vagas de trabalho'. Este tipo de recrutador é mais fácil de entrar em contato e se envolver, pois eles podem estar tentando construir um grande e variado conjunto de talentos e eles irão ficar felizes com você em seu banco de dados até que tenham algo adequado para apresentar a você.
Campanhas de headhunting verdadeiras têm a intenção de encontrar o melhor talento possível para uma função específica e, então, persuadir as pessoas mais adequadas para considerar a função. Esteja ou não um indivíduo se esforçando para mudar de emprego é normalmente irrelevante! A norma é que o consultor / pesquisador ligue para você e isso parcialmente se explica o porque você não pode achar fácil entrar em contato com eles. A maioria dos profissionais de headhunting são especialistas, então se você é altamente relevante para sua experiência, eles são susceptíveis de estarem felizes em falar com você e ou conhecê-lo. Se você não tem relevância direta para eles e/ou eles não estão lidando com um mandato adequado, você pode pensar que eles explicam educadamente que eles vão fazer um esforço para conhecê-lo.
Uma das maneiras mais fáceis de desenvolver um relacionamento com uma empresa de headhunting é usá-los para recrutar para você. As fortes relações profissionais são muitas vezes aquelas que são verdadeiramente benéficas para ambas as partes. Se você descobriu uma empresa de pesquisa relevante para o seu próprio desenvolvimento de carreira, entre em contato com eles quando estiver contratando. Neste momento, eles aceitarão sua chamada! Se você for conhecido nessa empresa, eles podem muito bem contatá-lo novamente em uma pesquisa futura. Conflitos de interesse e protocolos "fora de limites" são levados muito a sério por empresas de headhunting e isso limita um pouco da eficácia desta abordagem. No entanto, se você estiver interessado em investir em relacionamentos de longo prazo, esta abordagem é muitas vezes bem sucedida.
Para a maioria das pessoas, a resposta a esta pergunta é ambos, mas nem sempre ao mesmo tempo. Consultores de headhunting frequentemente acabam colocando as pessoas que conheceram como clientes e também trabalham para clientes que conheceram primeiramente como candidatos. Vale lembrar que um recrutador talentoso pode muito bem ser capaz de ajudar a sua carreira, bem como ajudá-lo a encontrar talentos para a sua organização. Se, no passado, você tinha decidido não aceitar uma ligação de um recrutador quando ele estava à procura de negócios, eles podem não atender a sua ligação quando você está à procura de um emprego! O mesmo é verdade no sentido inverso, é claro, então o melhor conselho para todos nós é ocupar um tempo nos comunicando uns com os outros. Use uma abordagem de longo prazo para a construção de relacionamentos fortes e mutuamente benéficos com colegas e recrutadores. Tente ficar visível e garanta que suas principais habilidades e realizações estejam em domínio público.
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