pessoas em sala de reunião

Se você é um membro júnior da equipe ou está no nível gerencial, com certeza segue aprendendo sobre seu setor e funções de trabalho todos os dias. Muito desse aprendizado pode ser feito de modo autodidata, no entanto, se você quiser subir na carreira e progredir, procure seu gestor e aprenda com suas ações. Isso não apenas o encorajará a se comportar como um líder, mas deve destacar o que são boas e más habilidades de gerenciamento. 

Aqui estão as sete principais lições que recomendamos que você aprenda com seus líderes:  

 

1. Como motivar as pessoas 

Motivar as pessoas não é fácil. Pode ser difícil encorajar um membro da equipe a adotar uma atitude proativa se ele já começou a se sentir desmotivado no trabalho. Observar seus líderes, ou considerar experiências anteriores com seu gerente ou diretor que o motivaram, pode lhe dar algumas dicas sobre as coisas certas a dizer aos colegas ou subordinados. 

Lembre-se de que todo mundo é diferente e, embora uma pessoa possa se beneficiar, outra pode se sentir desanimada como resultado. Bons líderes conhecerão suas equipes e como elas reagem às diferentes ocorrências no trabalho. Adotar isso quando você se tornar um gerente ou cargo superior pode ajudá-lo a desenvolver um estilo gerencial melhor. 

 

2. Maneiras de melhorar as habilidades de sua organização 

Habilidades organizacionais são essenciais para a maioria das funções e é importante aprender o que funciona para você desde o início, para que possa ser o mais produtivo possível em sua função diária. Os líderes terão muitos truques na manga para se manterem organizados. Nem tudo isso vai funcionar para você, mas conversar com eles sobre como eles se mantêm organizados certamente lhe ensinará algumas coisas sobre como gerenciar sua própria programação no local de trabalho. 

 

3. Formas de abordar conversas difíceis com tato 

Poucas pessoas gostam de ter conversas difíceis no trabalho. No entanto, é crucial que você aborde essas conversas com muito tato. Líderes geralmente adotam uma abordagem diplomática para conversas difíceis e permitem que o indivíduo dê sua opinião. Falar sobre os problemas, em vez de ditar uma mudança, é mais produtivo e permitirá que você crie um relacionamento melhor com os membros da equipe. 

Gloria Horie, Associate Manager da Michael Page, compartilha conosco um momento em que esse ponto foi essencial em sua carreira:  

Tive uma conversa com um membro do time que estava um pouco desmotivado por cansaço. Mesmo não sendo líder direta dele, usei a experiência aprendida com meu líder e orientei o colega quanto a pequenas mudanças de atitude que poderiam fazer para tornar seu dia mais produtivo. Deu certo! E fiquei muito orgulhosa por ter conseguido compartilhar esse conhecimento que me foi ensinado. 

 

4. Como dizer 'não' construtivamente 

Líderes muitas vezes precisam conversar com clientes externos ou fornecedores terceirizados, isso vem com o território. No entanto, às vezes um colega ou um profissional externo solicitará a realização de uma tarefa que não é possível concluir no prazo desejado. Tente responder com tato, de uma forma que não incomode. Por exemplo, não responda simplesmente com “não podemos fazer isso por você”, diga “revisaremos nossas cargas de trabalho e prioridades atuais e voltaremos para você na próxima semana com uma proposta para levar essa tarefa adiante”. Eles fornecem soluções para os problemas. Se sua equipe não conseguir concluir uma tarefa, recomende uma alternativa. 

 

5. Abraçar as mudanças 

A mudança muitas vezes pode ocasionar nervosismo, mas é papel do líder guiar a equipe durante essa mudança, enquanto aumenta a produtividade e garante que todos se sintam confortáveis em sua função. Um grande líder mostrará os tempos de mudança como uma oportunidade para os membros de sua equipe brilharem e mostrarem sua criatividade no local de trabalho. 

 

6. Aceite e aprenda com as críticas 

As críticas podem ser difíceis de ouvir, mesmo quando são construtivas. No entanto, líderes são frequentemente criticados no trabalho, porque são responsabilizados por seu desempenho e pelo desempenho de sua equipe. Aprender com seus erros e melhorar rapidamente o ajudará a se desenvolver em sua carreira. 

 

7. Forme alianças 

Ninguém faz nada sozinho no trabalho, isso é fato. A formação de alianças permite que você alcance um potencial muito maior. Ter empatia com outras áreas, entender como funcionam, e identificar potenciais oportunidades de trabalharem juntos e em sinergia são coisas que os líderes normalmente estão atentos. Gloria ainda complementa: 

É o famoso pensar fora do seu quadradinho, olhando o negócio de forma mais estratégica e holística, atuando como influenciador.

 

8. Trate as pessoas como indivíduos 

É importante reconhecer a individualidade de cada trabalhador, são essas diferenças nas pessoas que impulsionam as empresas a desenvolver ideias inovadoras e com visão de futuro. Não é apenas importante tratar sua equipe como um indivíduo ao longo de seu desenvolvimento pessoal, mas é crucial ter certeza de que você está considerando as diferentes personalidades e estilos de trabalho de seus funcionários. Faça isso e você poderá obter o melhor deles ao longo da carreira. Não faça isso e você descobrirá que as pessoas não gostam de trabalhar para você. 
 
Gloria Horie finaliza:  

Você pode usar a experiência de seu líder de modo a desenvolver suas próprias soft skills. Duas coisas são muito importantes: a primeira é o auto-conhecimento, saber suas fortalezas e fragilidades ajudam a filtrar aquilo que pode te ajudar a se desenvolver, mas sem gerar ansiedade de ser uma cópia do outro. A segunda é identificar, através da observação do seu dia a dia, atitudes inspiradoras do seu líder, entendendo que como todo ser humano, ele também pode ter suas limitações e pontos de desenvolvimento. Agendar conversas sobre carreira e feedback são muito importantes. Não precisa esperar seu líder agendar, o dono da sua carreira é você.

 
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