Três pessoas em reunião em torno de uma mesa com papéis

O ano de 2022 foi marcado pela chegada de empresas com determinação para abrir novos negócios no Brasil. O mercado de papel e celulose apresentando novos produtos e embalagens devido ao aumento da demanda por delivery e entregas. Houve o desafio de encontrar matéria-prima disponível para a demanda e uma corrida no mercado de carbono e fertilizantes em função da guerra na Ucrânia. Isso fez com que a indústria refletisse sobre formas de ser mais eficiente em sua performance e estabelecer mais conectividade dos negócios.    

Com o aumento da produção, o quadro de profissionais aumentou junto da busca por perfis mais qualificados tanto na estrutura quanto na inovação dos negócios. Iniciativas como os planos de atualização dos portos, investimentos em linhas de trem, novos modelos de combustível, planos de produção de alimentos para redução da fome no mundo, novos modelos de produção e o câmbio favorável apontam para perspectivas positivas para 2023.    

Toda essa inovação faz com que surjam novas posições de trabalho e, consequentemente, uma transformação do perfil do profissional de Engenharia e Manufatura. Antes, esse era um perfil muito mais técnico. Hoje esse profissional deve olhar para números e tomar decisões, estar antenado com as transformações do setor globalmente e ter capacidade de se adaptar, como na adequação às práticas de ESG que impactam toda a cadeia, assim como na adoção de novas tecnologias. Na liderança, o executivo precisa saber integrar mais os negócios, ter habilidade estratégica ainda maior voltada para inovação e ser um líder inspirador. Em termos de diversidade, ainda há muita oportunidade para promover o tema dentro da indústria, começando pela igualdade de gênero.  

Os cargos mais demandados para 2023 serão: Diretor Industrial, Gerente de Produção, Gerente de Projetos, Gerente de Engenharia de Desenvolvimento, Gerente de Qualidade, Engenheiro de Produção, Engenheiro de Processos, Engenheiro de Manutenção, Coordenador de EHS, Coordenador de Qualidade e Coordenador de Projetos.   

Os setores que tendem a contratar mais serão: automotivo, químico, bens de consumo e agro.  

A indústria tem grande representatividade no PIB Brasileiro e a isso é alavancado pelas estruturas de Engenharia e Manufatura. Nos últimos anos, houve um aquecimento nessa divisão, um amadurecimento dos profissionais e um crescimento do setor, levando a mais inovação, novas posições de trabalho e a atualização do perfil do profissional. Temos mão-de-obra disponível com alta capacidade técnica no Brasil, centros de pesquisa e desenvolvimento referência na América Latina, como o de biocombustível, e todo um movimento de mercado propondo novos modelos e soluções. É, sem dúvida, uma área aquecida. 

Rodrigo Videira, Gerente Executivo da Michael Page e Page Personnel para o interior de SP, Vale do Paraíba, triângulo mineiro e sul de Minas. 

 

Confira as tabelas salariais completas em nosso Estudo de Remuneração 2023

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo