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“As empresas estão pensando cada vez mais no cliente, o que leva a uma preocupação maior com as estratégias e canais de marketing. Então, a cadeira de marketing está valorizada nas empresas, inclusive dentro do varejo”, explica Genis Fidelis, Gerente Executivo da Michael Page e Page Personnel.
Devido aos dois últimos anos de pandemia, as operações de Digital foram aceleradas por conta da intensificação do comportamento de consumo nos ambientes online e da abertura ou aperfeiçoamento dos e-commerces das empresas, varejistas e até mesmo indústrias, que reinventaram seus canais de venda e relacionamento com clientes. O Gerente Executivo comenta:
O comércio digital representava menos dentro do negócio e agora recebe uma atenção maior. Nos últimos dois anos, conduzimos muitos processos seletivos para posições de e-commerce. Já neste ano, o foco será em marketing para o varejo.
A omnicanalidade, baseada na experiência do consumidor em todos os pontos de atendimento e canais físicos e virtuais da empresa, coloca o cliente no centro da jornada de consumo para melhor atendê-lo. “Já sabemos da importância da omnicanalidade, mas muitas empresas já criaram suas estratégias. Elas estão investindo agora em trazer profissionais mais seniores para a equipe”, explica.
O principal desafio para 2022 é a performance voltada a dados, isto é, como as informações adquiridas podem se transformar em negócios. “Há uma demanda de empresas que não fizeram a transição para o digital no passado e agora estão olhando para performance, reestruturando suas áreas com esse foco”, reitera Genis Fidelis. Apesar da reabertura do comércio, o mercado de franquias diminuiu por causa da economia e o varejo físico reduziu a mão-de-obra, refletindo na composição de suas equipes.
As posições de marketing e digital têm demandado profissionais com perfil para liderar empresas de crescimento rápido. “O mercado muda muito e é preciso contratar profissionais mais resilientes, que trabalham de forma multidisciplinar e venham com experiência em mudança de modelos”, expõe Genis Fidelis.
Muitas funções foram aglutinadas dentro das empresas, marketing passou a caminhar lado a lado com TI, por exemplo. "Isso exige não só um perfil técnico, mas que combine inteligência de mercado orientada ao business. É uma combinação de performance, branding, conteúdo e estratégia de omnicanalidade. No varejo, as empresas buscam um profissional mais conectado com a jornada do cliente, foco em atendimento em vendas e pós-venda. Muitas delas estão investindo no atendimento de pós-venda que não tinham antes”, diz Genis.
As competências técnicas mais esperadas são capacidade analítica, análise de dados, foco no consumidor e impacto das ações no cliente. Em habilidades comportamentais, espera-se um profissional capaz de trabalhar em modelos diferentes, ter bom relacionamento, saber reportar, trabalhar em equipe e ser mais flexível.
Marketing e Digital:
Posições de liderança em marketing, principalmente em soluções SaaS (software as a service), com visão de negócio para amadurecer a estratégia;
Com a área comercial mais abastecida, as empresas viram a necessidade de trazer mais profissionais seniores voltados ao produto e menos branding;
Posições de Digital voltadas à performance;
Analistas de marketing generalistas para dar suporte ao time.
Varejo:
Gerente de marketing para o varejo com foco na jornada do cliente até o pós-venda.
Empresas de tecnologia ou com soluções via App, como no varejo de alimentação e mercado pet, são algumas das que mais contratam no momento.
“Houve um ajuste da remuneração dos profissionais mais demandados, pois as empresas estão preocupadas com retenção. Então, já contratam acima do mercado para reter. O benefício mais discutido é o do home office, principalmente em marketing e digital. Com as equipes em casa durante a pandemia, os profissionais passaram a valorizar esse modelo de trabalho e muitos se mudaram para o interior ou litoral. Há candidatos que só avaliam propostas 100% remotas. No varejo, há ainda uma resistência maior a esse modelo em função da operação de lojas e o corporativo deve seguir dessa forma”, finaliza Genis Fidelis.