Encontre os melhores profissionais do mercado para a sua empresa.
Comece sua procura por uma oportunidade hoje e potencialize sua carreira.
No PageGroup, transformamos vidas em mais de 37 países.
Fale com nossos especialistas para encontrar a solução perfeita para o seu negócio.
Nós do PageGroup achamos que o primeiro passo para conseguir uma cultura organizacional inclusiva é ter processos de recrutamento e seleção muito mais abertos à diversidade. Por causa disso, e partindo das melhores ideias de nossos consultores e colaboradores membros da comunidade LGBTIQ+, elaboramos uma lista de conselhos chave para recrutar inclusivamente.
Considere utilizar perguntas mais abertas para que o candidato se sinta livre para compartilhar os aspectos da sua vida conforme esteja confortável, por exemplo: valores, preferências etc. Não pergunte por seu gênero, estado civil, universidade, bairro, entre outros. É preferível fazer perguntas relacionadas com o bairro onde ele teria que trabalhar.
Por exemplo: “procuramos uma pessoa com experiência em gestão de equipes” em lugar de “procuramos um gerente de equipe”. Também é aconselhável evitar os termos “namorado” e “namorada” e perguntar simplesmente se a pessoa está em um relacionamento ou se a pessoa é casada.
Independentemente da orientação sexual, o gênero, a nacionalidade, a origem étnica etc., o que é relevante é validar as competências técnicas, as habilidades interpessoais do candidato, assim como a aderência dos valores pessoais dele com a cultura da empresa.
Avalie a possibilidade de ter um candidato pertencente a uma minoria (por orientação sexual, origem, etnia etc.) dentro do processo de seleção de uma empresa que ainda não esteja desenvolvida em termos de diversidade e inclusão. Esta pessoa pode ser um agente de mudança nessa organização.
Deve ser feito com muita responsabilidade e inteligência, para não gerar frustração diante a percepção de que há uma intenção de impor uma tendência não correspondida.
Tenha em mente que a pessoa com a qual está interagindo no processo não é somente membro de uma minoria. Como qualquer outra, é um ser humano que vem com experiências prévias, talentos, decepções, sucessos, frustrações, expectativas, ambições e conceitos que, inclusive, podem ser muito positivos para uma vaga.
Com a finalidade de dar a entender ao candidato que, independentemente de sua orientação sexual, seu gênero, sua nacionalidade etc., foi escolhido por suas habilidades e conhecimentos, os quais são o que importa para a empresa. Assim, o candidato será transparente e mostrará realmente quem é, com a confiança de que será aceito.