Hoje em dia, falar de liderança nas empresas é o mesmo que falar em profissionais que não só dominam a gestão, mas que também possuem capacidade extraordinária para entender os valores humanos.

Portanto, o líder do século XXI é admirado por seus comportamentos e valores, por sua personalidade e pelo trato com as outras pessoas, sendo muito respeitado por seus colegas. Além disso, ele pode ser um motor de mudanças para gerar um bom clima laboral e melhores resultados.

Mas como é, de fato, o líder digital das empresas e quais qualidades ele possui?

Antes, confira o como será o CV do futuro.

Um líder digital é aquele profissional que integra as habilidades da liderança natural e o conhecimento, o acreditar e a aplicação de novas tecnologias em seu dia a dia, bem como o caráter disruptivo diante desta transformação em que vivemos atualmente.

Também é possível definir este profissional como uma pessoa em constante evolução, que tende a ser mais criativo no desenvolvimento de processos que melhorem a produção.

Abaixo, você encontra quais são as 6 competências fundamentais de um líder digital.

1. Drive

A função de condutor é uma das mais importantes competências, a que faz com que as coisas aconteçam. É a capacidade de conduzir o negócio e a equipe até ao êxito, sabendo guiar, auxiliar e formar um ambiente com gestão de transformação e baixo turn over;

2. Engajamento

Essa habilidade está intimamente relacionada com a empatia gerada no colaborador. Tem a capacidade de excitar as pessoas que trabalham com ele ou ela, tornando-os participantes ativos em projetos e atingindo os objetivos.

Para ser empático e gerar engajamento, você deve sempre se colocar "no lugar dos outros", algo muito importante para alcançar o sucesso;

3. Análise

Na transformação digital, onde tudo depende de dados e métricas, um bom líder deve ter alta capacidade analítica para interpretar as informações e saber usá-las a seu favor. Na verdade, essa capacidade analítica está em seu DNA e irá considerar diferentes cenários, com foco em detalhes ou fazendo muitas perguntas, a fim de tomar decisões da forma mais precisa possível;

4. Orientação a resultados

Um líder orientado a resultados alcança seus objetivos graças à criação de equipes eficientes. Esta orientação não é apenas uma das funções do líder, mas também deve ser uma ferramenta de trabalho baseada em análise, dados e interpretação.

5. Comunicação

O líder digital deve se comunicar com mensagens claras, diretas e coerentes e deve fazer uso dos canais digitais à sua disposição. Desta forma, a mensagem que querem transmitir não perderá força e poderá atingir a todos;

6. Empatia

É superimportante se preocupar com todas as pessoas com quem você trabalha. É precisamente nessa empatia e/ou inteligência emocional que você pode demonstrar para as mais distintas pessoas o seu diferencial e onde está a sua vantagem competitiva como líder;

Como você pode ver, o novo perfil do líder digital está se tornando mais completo e tem mais funções e responsabilidades dentro da organização. Também temos que levar em conta que o perfil do líder brasileiro não é o mesmo de outros países.

Por exemplo, o nosso país é mais carismático e intuitivo em comparação com outros países como o Japão ou os nórdicos. Mas, sem dúvida, os melhores líderes são pessoas que têm estudado o seu comportamento nas diferentes experiências de suas vidas, têm analisado e foram suficientemente humildes e críticos de si mesmos para saber os planos de ação que deveriam implementar para serem melhores.

 

E você? O que acha do novo estilo de liderança e das competências que ele deve reunir? Aproveite e veja as nossas vagas para gerentes e diretores.

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