Foco nas mãos de duas pessoas. Uma delas está digitando no computador e a outra está segurando um copo de café, dando a entender que estão em um momento produtivo de trabalho.

A demanda por habilidades digitais, como análise de dados, uso de inteligência artificial (IA) e programação, tem crescido exponencialmente. Essa transformação está remodelando todos os setores e carreiras, tornando essencial que empresas e profissionais adotem e desenvolvam essas competências. Um terço dos profissionais já usou algum tipo de IA em sua função atual, seja usando a IA generativa para criar conteúdo ou uma ferramenta para realizar previsões de vendas ou análise de opiniões.

A pandemia de COVID-19 catalisou a transformação digital em muitos setores. Com a necessidade de operações remotas e digitalizadas, empresas aceleraram a adoção de tecnologias avançadas para manter a competitividade. Além disso, a quantidade de dados gerados com base em comportamento de usuário, transações etc. faz com as empresas precisem cada vez mais de profissionais com capacidade analítica para transformar esses dados em insights para o negócio.

A Inteligência Artificial está revolucionando processos de negócios, desde a automação de tarefas rotineiras até a tomada de decisões complexas. Muitos empregadores estão recorrendo aos benefícios da IA para ganhar eficiência e produtividade. Diante disso, mais da metade dos profissionais acredita que a IA terá impacto em seus planos de carreira de longo prazo.

A economia global está se tornando cada vez mais dependente de soluções digitais. Aqueles que dominarem as habilidades, sejam empresas ou profissionais, sairão na frente.

Vantagens competitivas para empresas

  1. IA e análise de dados podem otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional. Isso permite que as empresas façam mais com menos recursos.
  2. Decisões baseadas em dados e evidências, reduzindo o risco e aumentando as chances de sucesso em suas iniciativas.
  3. IA e tecnologias avançadas para desenvolver novos produtos, melhorar a experiência do cliente e explorar novos modelos de negócios.
  4. Rápida adaptação às mudanças no mercado e superação de desafios inesperados, aumentando a resiliência em tempos de crise.

Diferenciais para os profissionais

  1. Mais oportunidades de emprego e melhores condições para negociar propostas de trabalho.
  2. Capacidade para resolver problemas complexos e desenvolver soluções inovadoras, tornando-se um membro valioso em qualquer equipe.
  3. Versatilidade e flexibilidade para se adaptar a diferentes setores e funções, excelente para um mercado de trabalho em constante mudança.
  4. Inúmeras oportunidades de aprendizagem e crescimento profissional para aqueles que possuem essas competências.

Da porta pra dentro: retenção de talentos

À medida que a tecnologia evolui, os profissionais precisarão continuamente atualizar suas habilidades para se manterem relevantes. Isso também se refletirá na demanda por programas de treinamento e requalificação dentro das empresas como medida de retenção e desenvolvimento do pipeline de talentos. A liderança deve ter uma visão clara de como as habilidades digitais se alinham com os objetivos estratégicos da empresa e como elas podem ser integradas nas operações diárias. Além disso, o surgimento de novas tecnologias levará à criação de novos setores e oportunidades de emprego sequer imaginadas, exigindo habilidades digitais ainda mais avançadas.

Da porta pra fora: atração de talentos

As empresas estão mais focadas em contratar candidatos com habilidades digitais, mesmo para funções que tradicionalmente não requeriam essas competências. Com isso, a competição por talentos qualificados está se intensificando, levando as companhias a oferecerem pacotes de benefícios mais atraentes e oportunidades de desenvolvimento profissional. Outro aspecto relevante é o recrutamento sem fronteiras. A digitalização permite que empresas recrutem talentos de qualquer lugar do mundo, ampliando seu pool de candidatos para formar equipes diversas e distribuídas nacional, regional ou globalmente.

Seja qual for a estratégia de RH, contratar ou desenvolver, é imprescindível ter em mente que o futuro do trabalho estará baseado na estreita colaboração entre humanos e máquinas. É fato que a IA continuará a automatizar tarefas repetitivas e administrativas, permitindo que os trabalhadores se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, que os dados nortearão cada vez mais as decisões e as habilidades digitais serão cada vez mais comuns nos escopos das vagas.

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